terça-feira, 21 de julho de 2026

Chuvas ficam mais pontuais e calor aumenta no Ceará a partir desta terça-feira 

Foto: Marciel Bezerra.
Foto: Marciel Bezerra.

 

A instabilidade atmosférica no Ceará perde força nesta segunda-feira (9/2), conforme aponta a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Embora a tendência seja de redução gradual das precipitações, ainda há previsão de chuvas isoladas em pontos específicos.

Atualmente, o sol volta a predominar com mais intensidade, especialmente no centro-sul cearense, enquanto o centro-norte mantém nebulosidade variável.

Nesse sentido, a dinâmica das chuvas segue horários distintos conforme a região. De fato, o litoral pode registrar precipitações pela manhã, enquanto a tarde reserva eventos na porção noroeste e no norte da Jaguaribana.

Consequentemente, a Funceme explica que esses fenômenos resultam de áreas de instabilidade vindas do Atlântico e de efeitos locais, como as brisas marítimas. Portanto, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece posicionada em torno de 2°N, sem atuação direta no estado no momento.

Para esta terça-feira (10/2), o cenário indica uma consolidação do tempo seco e aumento das temperaturas na maior parte do território. Ainda assim, chuvas isoladas e de fraca intensidade podem ocorrer na madrugada e início da manhã no Litoral de Fortaleza, Pecém e Cariri.

Detalhamento para Fortaleza e região metropolitana

Na segunda-feira, manhã com sol entre nuvens e chuva fraca. Tarde com abertura de sol e noite com nebulosidade variável. Na terça-feira (10), madrugada e manhã com céu parcialmente nublado e possibilidade de chuva isolada. No restante do dia, o sol deve prevalecer.

Dessa maneira, a redução da nebulosidade favorece a sensação de calor em todo o estado. De fato, a interação entre umidade e relevo ainda pode gerar pancadas rápidas e pontuais em áreas serranas e no noroeste. Assim, a Funceme recomenda que a população acompanhe as atualizações diárias, já que as condições de vento podem alterar o deslocamento das nuvens.

Por fim, as temperaturas mínimas devem permanecer estáveis, com máximas em elevação no período da tarde. Fonte: Funceme. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *