O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza anunciaram a maior iniciativa de requalificação e pavimentação asfáltica da história da capital nesta segunda-feira (1°/6).
O plano macro injetará um aporte financeiro de R$ 170 milhões de reais para recuperar 250 quilômetros de vias urbanas. Além disso, o governador Elmano de Freitas e o prefeito Evandro Leitão assinaram a ordem de serviço no bairro Granja Portugal.
O poder público une forças por meio da inédita união institucional batizada de parceria FORtaleCE. Portanto, o mutirão de infraestrutura viária modernizará o tráfego e melhorará a qualidade de vida da população periférica.
A megaoperação integrará de forma inédita dois grandes programas de mobilidade urbana em andamento no estado. Logo, a força-tarefa unirá as equipes do municipal Trabalho Tá Na Pista 2026 aos técnicos do estadual Sinalize Fortaleza.
A Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) coordenará os trabalhos de aplicação de asfalto e sinalização vertical e horizontal.
O governador Elmano de Freitas destacou que a cooperação mútua garante conforto, comodidade e dignidade aos fortalezenses.
Assim, o programa estadual expandirá as melhorias para além das rodovias, atingindo de forma planejada as comunidades mais vulneráveis.
Frentes de trabalho e distribuição nas regionais
As secretarias municipais estruturaram o cronograma para contemplar imediatamente todas as 12 Regionais administrativas de Fortaleza.
O município estabeleceu a meta ousada de requalificar mais do que o dobro da quilometragem executada no programa Tá na Pista 2025, que atingiu 111 quilômetros.
O prefeito Evandro Leitão confirmou o início simultâneo das obras na Granja Lisboa, Conjunto Ceará, Bonsucesso e Vicente Pinzón. Nesse contexto, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Conservação e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) priorizarão as ruas mais desgastadas da malha viária.
A prefeitura escolhe os trechos com critérios estritamente técnicos, cruzando os dados das ouvidorias e da Central 156.
A finalização da quadra chuvosa no Ceará liberou o início dos serviços pesados de terraplanagem, mobilizando 20 frentes de trabalho simultâneas.
A Cagece e a Ambiental Ceará também integram o comitê de obras para realizar intervenções integradas na rede de água. Embora os buracos causassem transtornos crônicos aos comerciantes, o estado investiu R$ 25 milhões de reais no sistema de esgotamento local de forma prévia.
A companhia projeta a recuperação imediata de 20.666,5 m² de pavimento asfáltico apenas na Grande Granja Lisboa para cobrir as valas abertas. Por fim, a moradora Leda Miranda, de 59 anos, comemora a chegada das máquinas e aguarda o fim da poeira na porta de casa.
A Prefeitura de Fortaleza vai divulgar os locais por meio dos canais de comunicação. As primeiras vias a receberem os serviços, nos próximos 20 dias:
- Bom Jardim: Rua Fernando Augusto, Rua Miracel e Rua Mirtes Cordeiro
- Bonsucesso: Rua Vital Brasil
- Conjunto Ceará: Av. Alanis Maria e Av. Ministro Albuquerque Lima
- Granja Lisboa: Av. Oscar França e Av. Oscar Araripe
- Granja Portugal: Rua Emílio de Menezes
- Jóquei Clube: Av. Fernandes Távora e Av. Lineu Machado







