Fortaleza cantou feliz 300 anos neste domingo(12/4) e nas primeiras horas de 13 de abril, data oficial do aniversário da Cidade.
A Prefeitura realizou uma ampla programação musical distribuída no Aterrinho da Praia de Iracema, na Granja Portugal e no Jangurussu. Nesse sentido, o prefeito Evandro Leitão reforçou o compromisso da gestão com a democratização do acesso ao lazer e à cultura.
A descentralização garantiu que a população vivenciasse os festejos em diferentes territórios da Capital em 2026.
Estrelas nacionais e talentos locais no aterrinho
O palco da Praia de Iracema reuniu atrações de destaque nacional e grandes artistas da terra em uma sequência ininterrupta de apresentações. Segundo o cronograma, o cantor Marcos Lessa abriu a noite interpretando clássicos de compositores cearenses como Belchior, Fagner e Fausto Nilo.
A MPB deu o tom inicial da festa antes da chegada da sambista Alcione, que emocionou o público com sucessos como “A Loba” e “Você me vira a cabeça”. Inclusive, a artista expressou orgulho em homenagear a prosperidade e o crescimento constante do povo cearense.
O cantor Alexandre Pires manteve a energia do público com seu pagode atemporal, seguido pela apresentação vibrante de Simone Mendes. Nessa linha, mesmo sob chuva, os fortalezenses saudaram o início do dia 13 com entusiasmo e a tradicional cantoria de aniversário.
O ritmo avançou pela madrugada com o show de Nattan e o encerramento festivo comandado pela Superbanda. Assim sendo, a orla de Fortaleza consolidou-se como o epicentro de uma celebração histórica que uniu gerações em torno da identidade local.
Celebrações na Granja Portugal e no Jangurussu
Os polos nos bairros periféricos fortaleceram a proposta de levar a festa para perto de toda a comunidade. De fato, na Granja Portugal, o público acompanhou as apresentações de Dipas, Laninha Show e Rey Vaqueiro durante toda a noite de domingo. Vale ressaltar que o cantor Felipe Amorim encerrou a programação no bairro, atraindo milhares de moradores para as ruas em clima de festa.
A presença de grandes nomes da música atual reforça a importância de ocupar os espaços públicos com entretenimento de qualidade.
Quanto ao Jangurussu, a diversidade musical marcou os shows que começaram com o balanço de Os Transacionais e seguiram com Diego Facó. Nesse sentido, a região recebeu o ídolo Amado Batista e finalizou a noite com o piseiro de Zé Vaqueiro, reunindo famílias inteiras na celebração.
A escolha estratégica das atrações garantiu que todos os perfis de público encontrassem seu espaço nas festividades do tricentenário. Inclusive, a logística de segurança e transporte permitiu que o evento transcorresse com tranquilidade em todos os pontos da cidade.
Logo, os 300 anos de Fortaleza ficam marcados por uma festa que abraçou a pluralidade e a ocupação democrática do território urbano. A Prefeitura encerra as comemorações principais com balanço positivo de público e valorização dos artistas cearenses e nacionais.
A descentralização dos shows torna-se um modelo de referência para os futuros eventos de grande porte na capital. Assim, Fortaleza celebra seu passado histórico projetando um futuro de maior integração cultural e acesso universal ao lazer em 2026.







