Indústria cearense volta a demonstrar sinais positivos em 2021, segundo Sondagem Industrial

0
90
Indústria cearense volta a demonstrar sinais positivos em 2021, segundo Sondagem Industrial
Business people with face masks indoors in office, back to work after coronavirus lockdown.

Após apresentar queda no mês de outubro de 2021, a indústria cearense voltou a demonstrar sinais positivos em novembro. Tanto a Produção quanto o número de Empregos retomaram os resultados acima dos 50 pontos, indicando crescimento nessas duas variáveis frente ao mês anterior. Além disso, constatou-se que, ainda que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) efetiva tenha ficado abaixo da usual, houve crescimento na comparação com outubro. Os dados são da Sondagem Industrial, pesquisa realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ainda conforme a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (25 de janeiro), os Estoques efetivos foram bem superiores ao planejado, podendo sugerir que as empresas estavam com menos dificuldades para a produção, mas que também indicam, possivelmente, uma retração no consumo acima do esperado pelo setor

Para o Brasil, os resultados se assemelham ao do Ceará: a Produção obteve leve crescimento, os estoques efetivos estiveram acima do planejado e a UCI efetiva manteve-se abaixo da usual, mas com tendência ascendente. Somente o emprego diferiu, apresentando estabilidade em novembro de 2021.

A expectativa dos empresários cearenses e brasileiros para os próximos seis meses permanece, em geral, otimista. Por Ascom Fiec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here