Mães e familiares do Curió recebem Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos

0
3
O grupo homenageado se tornou símbolo de luta por memória e justiça - Foto: Divulgação/ Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Alece

O Movimento das Mães e Familiares do Curió será agraciado com o Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos, iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (CDHC/Alece). A entrega acontece, nesta sexta-feira (15/12), em sessão solene no Plenário 13 de Maio, a partir das 18h. O grupo homenageado, em maioria formado por mães das vítimas da Chacina do Curió, se tornou símbolo de luta por memória e justiça.

A iniciativa de entrega é do deputado estadual Renato Roseno (Psol), presidente da CDHC. Seu requerimento foi aprovado por unanimidade pelos membros da Comissão. “O Prêmio Frei Tito é a maior premiação, em termo de Direitos Humanos, do estado do Ceará. Ele é concedido pela casa uma vez ao ano, por ocasião do 10 de dezembro, que é o Dia Internacional dos Direitos Humanos”, descreve.

As mães e familiares das vítimas da Chacina do Curió empreenderam uma forte batalha após a série de crimes, cometidos por agentes do Estado, que ocorreram na região da Grande Messejana, na madrugada de 12 de novembro de 2015. O episódio ceifou a vida de 11 pessoas. Além das vítimas fatais, outras pessoas foram vítimas de torturas físicas e psicológicas, de ameaças e de tentativas de homicídio.

“Essas mães são grandes lutadoras, são sobreviventes. A maior dor que um ser humano pode ter é a dor de enterrar seu próprio filho. Essas mulheres enterraram seus filhos, a partir de uma Chacina terrível. Para nós, é muito importante fazer esse reconhecimento a elas, à justeza delas, à luta que elas empreenderam em todos estes anos”, reforça Roseno.

Na visão do parlamentar, a primeira grande luta empreendida por elas foi a de reparação de seus filhos que, logo após a ação criminosa, foram associados ao crime organizado. Nenhum deles, é importante reforçar, tinha qualquer envolvimento com ilicitudes. “Seus gritos por Justiça ecoam por toda a sociedade cearense e garantiu que a memória das vítimas não fosse esquecida”, enfatiza Roseno.

A sessão solene de entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar vai agraciar as seguintes pessoas: Ana Lúcia Costa Santos; Antônio Sidnei dos Santos; Catarina Ferreira Cavalcante; Edna Carla Souza Cavalcante; Jane Meire Alexandre de Sousa; Maria de Jesus da Silva; Maria Suderli Pereira de Lima; Netinha Francisca Pinho; Penépole Pinho; Rosa Alexandre de Souza; Silvia Helena Pereira de Lima.

Serviço

Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos

Local: Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, entrada pela Rua Barbosa de Freitas, nº 2674, bairro Dionísio Torres.

Data: 15 de dezembro de 2023 (sexta-feira), a partir das 18h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here