segunda-feira, 15 de junho de 2026

Ofício das Rendeiras de Bilro é reconhecido como ‘Patrimônio Imaterial’ do Ceará

O bilro é fonte de renda de muitas mulheres- Foto: Divulgação
O bilro é fonte de renda de muitas mulheres- Foto: Divulgação

 

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa) reconheceu o Ofício das Rendeiras de Bilro como Patrimônio Imaterial.

O órgão inaugurou o Livro de Saberes do Patrimônio Imaterial do Ceará. Essa lista registra conhecimentos tradicionais enraizados no cotidiano das comunidades.

A aprovação unânime ocorreu nesta quarta-feira (3/6), durante a segunda reunião extraordinária da entidade.

Na ocasião, os técnicos da Célula de Patrimônio Cultural Imaterial (Cepaima) apresentaram o dossiê conclusivo sobre a técnica artesanal. Além disso, o Museu da Imagem e do Som (MIS) exibiu um documentário especial sobre as mestras rendeiras.

Atualmente, o Estado já considera essas artesãs como Tesouros Vivos do Ceará.

 

Articulação institucional e ações de salvaguarda

A secretária da Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca, presidiu a reunião e elogiou o resultado do inventário.

Segundo a gestora, as próprias artesãs participaram ativamente do processo. Elas sugeriram estratégias importantes para salvaguardar a atividade.

Por causa do valor cultural, os conselheiros propuseram enviar o dossiê ao Iphan. O objetivo é registrar o saber-fazer cearense como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

De acordo com a historiadora Cristina Holanda, a Central do Artesanato (Ceart) também apoiou os estudos. A instituição forneceu dados cadastrais e ajudou nas entrevistas com as rendeiras.

Com o intuito de ampliar o debate, a Secult realizou um seminário em fevereiro, no Centro de Design do Ceará – Kuya.

Esse evento reuniu artesãs, designers e pesquisadores para discutir o futuro do setor. Por fim, a Secult diagramará o documento final para publicá-lo em seu site oficial.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *