O Ministério Público do Ceará (MPCE) deflagrou, primeiramente, a “Operação Arquimedes” nesta quinta-feira (22). A Promotoria de Justiça de Várzea Alegre coordenou, especificamente, os trabalhos de investigação. O órgão recebeu, também, apoio do Núcleo de Apoio Técnico à Investigação (Nati). A Polícia Civil colaborou, igualmente, por meio do Departamento de Operações Técnicas (DTO).
Investigação de superfaturamento na educação
A ação apura, de fato, a suspeita de superfaturamento em uma licitação. A Secretaria de Educação do município conduziu, notavelmente, o procedimento sob investigação. A prefeitura pretendia adquirir, então, “kits de matemática” para as escolas municipais. Esta irregularidade causou, consequentemente, um prejuízo de R$ 852 mil ao erário. O MPCE busca, portanto, punir os responsáveis pelo desvio dos recursos públicos.
Mandados de busca e apreensões
Os agentes cumpriram, inicialmente, diversos mandados de busca e apreensão na região. A operação atingiu, por exemplo, a residência da secretária municipal de Educação. A polícia também fiscalizou, ademais, a casa do fiscal de contrato. Os mandados abrangeram, inclusive, a sede da Prefeitura e a empresa Interdisciplinar Educacional. As equipes apreenderam, finalmente, documentos importantes e diversos equipamentos eletrônicos.
Os kits de matemática
Os materiais pedagógicos auxiliam, fundamentalmente, no ensino da disciplina nas escolas. Estes kits incluem, basicamente, livros, módulos de matemática e mesas digitalizadoras. O contrato previa, ainda, a entrega de notebooks para os estudantes cearenses. A investigação demonstrará, com certeza, se houve fraude na precificação desses produtos. O Ministério Público reafirma, inevitavelmente, seu compromisso com a transparência e a justiça. Fonte: MPCE.







