Plenário virtual do TCE Ceará julga mais de 25 mil processos

0
22
A ferramenta virtual permite que os membros, mesmo em viagem oficial, participem remotamente das sessões - Foto: Ilustração/Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará ultrapassou os 25 mil processos julgados, exclusivamente, por meio da ferramenta Plenário Virtual. Em dois anos e meio, desde que o sistema foi lançado na Corte, nas Sessões realizadas entre os dias 8/11/2019 e 20/5/2022, os conselheiros e conselheiros substitutos julgaram 25.214 processos, nos três colegiados: Pleno (3.925), 1ª Câmara (11.522) e 2ª Câmara (9.767).

A ferramenta virtual permite que os membros, mesmo em viagem oficial, participem remotamente das sessões, o que viabiliza a efetividade e a celeridade nos julgamentos. “Com o sucesso dos julgamentos virtuais, as sessões presenciais passaram a ser dedicadas aos temas inaugurais, controversos ou que rediscutem jurisprudência”, destaca o presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora.

O Plenário Virtual aumenta a transparência e facilita a acessibilidade. Os cidadãos, jurisdicionados, advogados e partes interessadas não mais precisam se deslocar presencialmente ao Tribunal para acompanhar os julgamentos, já que os mesmos podem ser acompanhados virtualmente.

“Com a automação de procedimentos, os envolvidos nos julgamentos podem dedicar mais tempo a instrução de outros processos, o que contribui para o aumento do número de processos pautados e julgados. A automação também viabiliza a extração de relatórios gerenciais, importantes para a contínua otimização e controle dos procedimentos e produção”, ressalta a coordenadora do Comitê Gestor do Plenário Virtual, Karoenna Casimiro, responsável por acompanhar o pleno funcionamento e cumprimentos das regras de negócio e normativos.

As ações de julgamento dos membros possuem a validação de assinatura por meio de certificado digital, o que aumenta a segurança.

Fonte: TCE Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!