As Prefeituras do Aracati e Beberibe divulgaram nota, nesta terça-feira, 23/6, esclarecendo a presença de agentes da Polícia Federal nos respectivos municípios. O Ceará Leste já publicou a nota de Prefeitura de Fortim.
A nota da prefeitura de Aracati
A Prefeitura de Aracati esclarece que a ação realizada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (23/6/2026) não tem como alvo a administração municipal, mas sim uma empresa privada prestadora de serviços que é investigada por supostas irregularidades em sua atuação em diversos municípios.
A apuração federal teve início a partir das atividades dessa empresa, que possui contratos na região desde 2021. Diante disso, a prefeitura prestou integral colaboração aos agentes, fornecendo prontamente as cópias dos processos administrativos e licitatórios solicitados, sem que houvesse qualquer interrupção nos serviços públicos locais.
Ressaltamos, de forma categórica, que a atual gestão municipal, em todo o seu exercício, jamais foi autuada ou respondeu a qualquer procedimento por órgãos de controle, Ministério Público ou Polícia Federal no que tange a atos de corrupção ou desvios. A atuação desta administração é rigorosamente pautada na legalidade, transparência e moralidade com a coisa pública.
O Município continuará acompanhando de perto os desdobramentos das investigações, mantendo-se à disposição das autoridades competentes e assegurando que tomará todas as medidas jurídicas cabíveis para resguardar o patrimônio e os interesses da população de Aracati.
A nota da prefeitura de Beberibe
A Prefeitura Municipal de Beberibe informa à população que, na manhã desta terça-feira (23/6/2026), recebeu a visita de agentes da Polícia Federal em sua sede administrativa para o cumprimento de uma ordem judicial expedida pela 16ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte.
Segundo informações dos agentes que cumpriram a ordem, a diligência teve como objetivo a obtenção de informações e cópias de processos licitatórios relacionados a uma empresa que é alvo de investigação em outro município, motivo pelo qual foram solicitados documentos referentes aos contratos e procedimentos dos quais participou em Beberibe.
A Prefeitura esclarece que nossas licitações públicas são processos abertos, nos quais podem participar todas as empresas que atendam aos requisitos estabelecidos nos editais. No caso em questão, a empresa participou regularmente do certame, cumpriu as exigências previstas e foi declarada vencedora na forma da lei.
Desde o primeiro momento, a gestão municipal colaborou integralmente com as autoridades, disponibilizando toda a documentação solicitada e reafirmando seu compromisso com a transparência, a legalidade e a correta aplicação dos recursos públicos.
A Prefeitura acompanhará o andamento do procedimento, buscará obter mais informações sobre os fatos apurados e adotará todas as medidas cabíveis, dentro de suas atribuições legais, caso sejam necessárias.







