PT oficializa candidatura de Elmano a governador do estado

0
4
PT oficializa candidatura de Elmano a governador do estado
Elmano promete 100% das escolas em tempo integral - Foto: Reprodução

O advogado e deputado estadual Elmano Freitas foi oficializado como candidato do PT ao Governo do Ceará em cerimônia realizada neste sábado (30/7) no Centro de Eventos, em Fortaleza. O candidato esteve ao lado de Luís Inácio Lula da Silva, ex-presidente e candidato à Presidência da República; e Camilo Santana, ex-governador do Ceará e candidato a uma vaga no Senado. A governadora Izolda Cela, que se desfiliou do PDT, não foi ao lançamento nem mandou mensagem. O vice deverá ser definido até sexta-feira (5/8).

“Vamos fortalecer o SUS, o sistema de saúde, vamos chamar as pessoas do concurso da saúde. Está firmado o compromisso no nosso governo: 100% das escolas em tempo integral. Nós queremos os jovens nas escolas em tempo integral. Queremos preparar os jovens para o mercado de trabalho, para a nova economia que estamos construindo no Ceará. O estado vai abarcar a sua juventude, ter vez e oportunidade”, disse Elmano.

A cerimônia marcou também a convenção de Camilo Santana como candidato ao Senado. “Hoje podemos dizer que o Ceará tem a melhor educação do país, que mais investiu. Agora é hora de continuar, de avançar. E hoje estamos com um desafio enorme, queremos que o Ceará continua olhando para as pessoas que mais precisam, eu quero aqui saudar o nosso futuro governador do estado do Ceará, Elmano Freitas”, disse Camilo Santana, durante o evento.

Já o ex-presidente Lula retomou a experiência de Camilo como um exemplo a ser seguido pelo candidato ao governo. “Você, Elmano, é um cara que está herdando a mais exitosa experiência administrativa já feita no estado do Ceará. O que você precisa fazer é aprender uma lição que o Camilo está ensinando. Você não precisa usar a palavra governar; você precisa cuidar, porque governar é uma coisa muito distante”, afirmou.

A candidatura de Elmano ocorre após a ruptura da aliança entre PT e PDT no Ceará. Ciro Gomes, candidato à Presidência e principal liderança pedetista no estado, queria palanque com apoio integral à sua candidatura, sem dividir com os petistas, que apoiam Lula.

Com manobra política de Ciro, o nome de Roberto Cláudio foi posto como candidato ao Governo do Ceará, retirando da disputa a governadora Izolda Cela, também do PDT, defendida por petistas para concorrer à reeleição.

Com Izolda fora da eleição, petistas, liderados por Camilo Santana e com apoio de Lula, nomearam Elmano de Freitas como candidato.

No evento que homologou a candidatura de Elmano, Camilo fez um aceno a Cid Gomes, irmão de Ciro. “Quero dizer aqui que ninguém vai me separar do ex-governador Cid Gomes, que fez muito pelo Ceará.”

Perfil de Elmano

Elmano de Freitas da Costa é natural de Baturité e formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Filiado ao PT desde 1989, ele já atuou na Nacional de Advogados Populares (Renap) e na defesa jurídica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O petista já foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012 e foi eleito presidente do PT em Fortaleza em 2013. Em 2014, Elmano foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2018. Além disso, foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins.

Entre projetos apresentados pelo político à Assembleia Legislativa do Ceará (Alce), estão garantia de pagamento de rescisões trabalhistas a trabalhadores terceirizados do estado em caso de demissões, o Dia Estadual de Combate à Transfobia e obrigação de botão de emergência no interior dos veículos de transporte coletivo intermunicipal e nos carros fortes.

Com informações do Diário do Nordeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here