terça-feira, 7 de julho de 2026

Teve início a seleção para agentes escolares de Fortaleza

agente escolar Rede

As inscrições para quem deseja ser um agente escolar da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza começaram nesta terça-feira (3 de agosto). São 1.300 vagas para atuar nas ações de integração dos alunos, identificação de possíveis situações de abandono e apoio à gestão na rotina escolar.

Os agentes devem cumprir uma carga horária de 40 horas semanais e receberão o valor de R$ 1.050,00 para o ressarcimento das despesas necessárias para a realização das atividades. A previsão de início dos trabalhos é ainda para a primeira quinzena de agosto.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas pelos candidatos na unidade escolar mais próxima de suas residências até quinta-feira (05/08), quando o processo encerra. O resultado será divulgado no dia 10 de agosto.

Sobre a seleção

O processo será feito em duas fases, classificatória e eliminatória, composta de análise de currículo e entrevista;
O candidato deve ter, no mínimo, o Ensino Médio concluído e residir, preferencialmente, no mesmo bairro da escola;
A convocação dos aprovados será feita pela escola, seguindo a ordem final de classificação.
Cronograma

3 a 5 de agosto: inscrições nas unidades escolares
6 e 9 de agosto: análise de currículos e entrevistas
10 de agosto: divulgação do resultado final
Atuação dos agentes escolares

O objetivo dos agentes é ampliar o monitoramento dos alunos de uma única escola, garantindo um melhor acompanhamento da frequência escolar, identificando situações de abandono, apoio à escola no diálogo com a família ou responsáveis e coletando informações sobre motivos de evasão escolar.

A expectativa é que os agentes colaborem no processo de organização pedagógica, da rotina escolar da unidade de ensino e no processo de cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19 no retorno presencial.

Cerca de 1 a 4 agentes atuam em cada escola, dependendo da tipificação da unidade. Atualmente, Fortaleza tem 36 agentes com foco na busca ativa, distribuídos entre seis distritos de educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *