Alunos de escolas do Eusébio visitam Assembleia Legislativa

0
10
Alunos da Escola de Ensino Médio Ana Bezerra de Sousa, do município do Eusébio visitam a Alece - Foto: Reprodução/Alece

A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta quinta-feira (01/06), 43 alunos do 2º ano da Escola de Ensino Médio Ana Bezerra de Sousa, do município do Eusébio. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).

A deputada Lia Gomes (PDT), que recebeu os jovens, explicou sobre o funcionamento do Poder Legislativo estadual e a atuação dos parlamentares, bem como o processo de tramitação dos projetos apresentados.

Na ocasião, os alunos conheceram o Plenário 13 de Maio, o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil.

Os jovens foram acompanhados pelos professores Janderson da Silva, Júlia Toledo e Norberto Aguiar e pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.

Já no período da tarde, 35 estudantes do 1º e do 2º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Santa Luzia, do bairro Meireles, em Fortaleza, participaram da visita à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Acompanhados pelas professoras Lanna Lacerda (Português) e Mônica Simioni (Sociologia), os alunos iniciaram a visita pela biblioteca da Alece, localizada no anexo II, onde tiveram a oportunidade de conhecer os livros colocados à disposição do público e fazer uma breve leitura de algumas obras.

O estudante do 1º ano Elias Aquino, de 18 anos, que tem autismo, era um dos alunos mais empolgados com os livros e disse que “estava gostando muito” do livro “Patrimônio da Humanidade (África)” e da visita à biblioteca.

No Comitê de Imprensa, os alunos participaram de uma palestra sobre a política, a importância do voto e as funções do Parlamento cearense e brasileiro com a jornalista Edna Pontes.

Eles visitaram ainda o Plenário 13 de Maio, a rádio FM Assembleia e o Memorial Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce), onde tiveram a oportunidade de conhecer a história política do Ceará.

Para a professora Lanna Lacerda, que esteve na Assembleia Legislativa na adolescência, quando era estudante, foi uma grata surpresa ver o quanto as instalações do prédio mudaram e se modernizaram. Ela disse que a visita é de extrema importância para a conscientização política dos jovens. ”Muitos alunos aqui escutam falar sobre política, mas não sabem como funciona uma Casa Legislativa. Essa experiência com certeza vai mudar a visão que eles têm do que é a política”, pontuou.

A estudante Ester Braz, de 14 anos, que está no 1º ano, disse que a visita à Assembleia é uma experiência única para adolescentes terem conhecimento do local onde são feitas as leis que regem a vida da população. “Entrar em contato com o Parlamento é importante para que nós, como cidadãos, tenhamos uma conscientização maior do que é a política na nossa vida e o nosso papel na sociedade enquanto cidadãos com o poder de votar e decidir quem a gente quer colocar aqui”, afirmou.

Os alunos foram acompanhados pela equipe do Malce do turno da tarde, composta por Marcela Loiola, Cléa Menezes, Edna Pontes, Edna Camarço, Sávio Batista e Nicole Guedes. Com informações da Alece.