O cinema brasileiro viveu uma noite histórica neste domingo, 11 de janeiro, no Globo de Ouro, realizado no The Beverly Hilton, em Los Angeles (EUA). Isso porque o filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu duas das principais categorias da cerimônia: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.
Todavia, apesar do desempenho expressivo, o longa brasileiro não levou o prêmio de Melhor Filme de Drama, principal categoria da noite, que ficou com Hamnet. Ainda assim, a chamada “noite do Brasil” consolidou a presença do país entre os destaques da premiação.
Em primeira análise, o anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver. Inclusive, ao revelar o vencedor, Driver saudou o público brasileiro com um “Parabéns”, dito em português. Na categoria, O Agente Secreto superou produções de cinco países, tais como Valor Sentimental (Noruega), Sirât (Espanha), A Única Saída (Coreia do Sul), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Foi Apenas um Acidente (França).
Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho iniciou o discurso saudando o país. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil”, disse. Logo em seguida, agradeceu à distribuidora brasileira Vitrine Filmes, à produtora Emilie, à equipe e ao elenco. “Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas”, afirmou o diretor. Vale ressaltar que a vitória coroou um percurso internacional iniciado no Festival de Cannes, onde uma apresentação de frevo tomou a Avenida Croisette e se tornou um dos momentos mais comentados da edição.

Melhor Ator
Wagner Moura fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Em seu discurso, além de falar em português, ele celebrou a cultura nacional. “Viva a cultura brasileira”, disse o ator, ao mesmo tempo em que destacou a parceria com Kleber Mendonça Filho, a quem definiu como “um gênio”.
Ademais, além de Wagner Moura, concorriam à categoria nomes como Joel Edgerton e Jeremy Allen White. De fato, a vitória de O Agente Secreto resgata uma tradição brasileira: Central do Brasil venceu a mesma categoria em 1999 e, no ano passado, Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Atriz.
Quanto aos demais vencedores, o prêmio de Direção ficou com Paul Thomas Anderson, enquanto Timothée Chalamet venceu em Comédia ou Musical. Na televisão, por sua vez, a série Adolescência se destacou com dois prêmios de atuação.
Em suma, com duas estatuetas e forte repercussão internacional, O Agente Secreto consolida definitivamente o Brasil como um dos grandes protagonistas da atual temporada de premiações do cinema mundial. Fonte: Agência Brasil.








