Campanha de Vacinação Antirrábica começa sábado, 12

0
83
banner vacinacao raiva set

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) lança, neste sábado (12/9), a Campanha de Vacinação Antirrábica, com ações em todos os municípios cearenses. Cães e gatos a partir dos três meses de vida devem ser levados a um dos 2.631 postos de vacinação do Estado. A meta é imunizar dois milhões de animais até 30 de outubro.

A Sesa reforça a importância de imunizar os animais domésticos anualmente. “A vacina é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os animais saudáveis. É fundamental a adesão à Campanha”, enfatiza Bergson Moura, assessor técnico do Programa de Controle da Raiva da Sesa.

A raiva é uma doença infecciosa viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado. “No ser humano, a taxa de mortalidade é próxima de 100%”, alerta o Bergson. No Ceará, o último caso notificado de raiva em pessoas foi em 2016.

Em 2019, o Ceará registrou 118 casos de raiva em animais. Destes, 91 foram notificados em morcegos hematófagos, possíveis transmissores da doença para outros bichos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here