sexta-feira, 24 de julho de 2026

Estudante de Beberibe representará o Ceará no Programa Jovem Senador

A estudante Ana Daline do Nascimento Cartaxo, que cursa a 3ª série na Escola de Ensino Médio (EEM) Ana Facó, em Beberibe, foi escolhida para representar o Ceará no Programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal. A iniciativa seleciona um vencedor em cada estado e no Distrito Federal para vivenciar uma semana de atividades legislativas em Brasília. A vivência na capital do país ocorrerá entre os dias 21 e 25 de agosto próximo. Os ganhadores são selecionados por meio de um concurso de redação, que ocorre anualmente. Em 2023, o tema para nortear as produções textuais foi “Saúde mental nas escolas públicas”.

“Esse reconhecimento representa todo o esforço que eu tenho feito. Vou representar a minha escola, a minha família e o meu estado em Brasília. Isso é uma honra muito grande. A saúde mental nas escolas públicas deve ser discutida, justamente, por ser silenciada. As pessoas não levam muito esse tema em consideração, apesar de ser corriqueiro, por isso é importante discuti-lo, para que não vire tabu”, comenta Ana Daline.

A jovem entende que o protagonismo estudantil precisa ser exercido, e afirma ter espaço de voz na unidade de ensino em que estuda. “A partir de nós, alunos, a gestão vai tendo novas ideias para a melhoria da escola. Além do mais, é muito importante o jovem conhecer os seus direitos e deveres, saber se comunicar, estar por dentro do que acontece ao seu redor e saber se posicionar ainda na juventude”, ressalta a aluna.

Na capital federal, os 27 jovens passarão pelo processo de discussão e elaboração de sugestões legislativas. Os jovens irão simular todo o procedimento, começando com a posse e eleição da Mesa e terminando com a aprovação dos projetos. Essas ações, se forem acatadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, seguirão para discussão e votação no Senado, tal como as propostas apresentadas pelos senadores. Com informações do Governo do Estado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *