Fortaleza tem 800 mil vacinados com a 1ª dose contra Covid-19

0
92
download

Fortaleza tem mais de 800 mil pessoas vacinadas com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, segundo balanço semanal de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulgado nesta terça-feira (15 de junho). Ao todo, 1.143.869 doses foram aplicadas até segunda-feira (14 de junho), com 807.366 fortalezenses vacinados com a 1ª dose, dentre os quais 336.503 pessoas receberam a 2ª dose.

Na fase atual, o município está vacinando gestantes, puérperas e a população em geral com idades entre 59 e 18 anos. Considerando essa fase, 126.752 fortalezenses receberam a vacina.

“O nosso agendamento já contempla pessoas de até 40 anos que serão vacinadas no decorrer desta semana. No dia de hoje, as pessoas agendadas estão na faixa etária de 59 a 45 anos de idade”, informou a secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza conta com 53 pontos. Atendendo o público geral por idade, das 9h às 17h, são 40 postos de saúde, três policlínicas e seis centros de vacinação (shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy, North Shopping Jóquei, Centro de Eventos, Sesi Parangaba e Arena Castelão), além dos quatro Cucas durante a semana.

2ª dose da CoronaVac

No próximo domingo (20 de junho/), a Prefeitura de Fortaleza realiza repescagem para quem perdeu a segunda dose da CoronaVac. O esquema de vacinação será feito no drive-thru da Arena Castelão, das 9h às 17h.

“Quem recebeu a primeira dose da CoronaVac em domicílio, nesse momento, se tiver condições de ir até o Castelão, vá para que seja aplicada a segunda dose”, orientou a secretária adjunta da SMS.

Agendamento

Para quem ainda tem dúvidas de como saber qual a data de agendamento para a vacina, a secretária adjunta Aline Gouveia lembra que é possível conferir pelo canal Vacine Já, e explicou como funciona.

“O Vacine Já é mais um canal de consulta da Prefeitura. Lembrando que o cadastro deve ser feito na plataforma Saúde Digital, disponível para todos os municípios do Ceará. Esses dados são migrados para o Vacine Já, nossa plataforma municipal. Nela, você encontra no canto esquerdo da tela a opção de consulta, clica, digita o CPF e confere lá a data, caso você esteja agendado para essas próximas listas”, detalhou Gouveia.

Modernização da Saúde

A secretária adjunta aproveitou a divulgação do balanço para comemorar a aquisição do novo aparelho de ressonância magnética nuclear, o primeiro da rede municipal de saúde, entregue pelo prefeito José Sarto ao Instituto Doutor José Frota (IJF), nesta terça-feira (15 de junho).

O equipamento qualificará os diagnósticos realizados pelo hospital de alta complexidade, referência na assistência às vítimas de traumas e lesões vasculares graves. O sistema de diagnóstico por imagem utiliza tecnologia 100% digital e de alto desempenho. O complexo estrutural teve investimento de cerca de R$ 11 milhões, passou por testes na última semana e, agora, está em funcionamento.

Arboviroses

A Prefeitura também está em campanha de combate às arboviroses ‒ dengue, zika, chikungunya ‒, intensificando as ações em 14 bairros em Fortaleza considerados de maior índice de notificação de casos suspeitos de dengue, de terça a sexta-feira (15 a 18 de junho).

As ações serão realizadas por agentes de combate às endemias, em parceria com os mobilizadores sociais do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social.

Aline Gouveia chama atenção para a importância da visita dos agentes aos domicílios, possibilitando o trabalho de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

“Para além da pandemia, temos outros agravos, entre eles a dengue. É uma situação que depende muito das nossas ações dentro do domicílio. A gente pede pra que as pessoas recebam as orientações (dos agentes) para que possam atuar no combate dentro dos domicílios”, ressaltou.