quarta-feira, 22 de julho de 2026

Turismo projeta RS 1,04 milhão no Ceará na alta estação 2025/2026

Praia do Morro Branco, em Beberibe - Foto: Reprodução/Passeios Fortaleza
Praia do Morro Branco, em Beberibe - Foto: Reprodução/Passeios Fortaleza

 

O Secretário Eduardo Bismarck mencionou que quatro novos voos internacionais foram anunciados em 2025. De fato, uma análise das notícias sobre a expansão da malha aérea do Ceará aponta que este número inclui novas rotas e ampliação de frequências para destinos estratégicos, focando principalmente em fortalecer a conexão com a Europa e a América do Sul.

Embora o texto não detalhe os quatro, as principais expansões internacionais anunciadas e/ou iniciadas em 2025 que contribuem para esse aumento são:

Principais Adições e Ampliações Internacionais em Fortaleza:

Air France (Paris – França): Houve uma ampliação da frequência na rota Fortaleza-Paris, que passou a contar com mais voos semanais, totalizando cinco frequências a partir de outubro de 2025 (mencionada como parte do esforço de expansão).

Iberia (Madri – Espanha): Houve o anúncio de uma nova rota direta entre Fortaleza e Madri, com início das operações previsto para janeiro de 2026.

Gol (Montevidéu – Uruguai): Anúncio de uma nova rota direta de Fortaleza para Montevidéu, com voos semanais previstos para iniciar no final de novembro de 2025.

LATAM (Lisboa – Portugal): Anúncio de novos voos de Fortaleza para Lisboa (primeiro voo direto da LATAM do Nordeste para a Europa desde 2009).

Portanto, o trabalho conjunto mencionado pelo Secretário visa fortalecer o Ceará como um hub internacional no Nordeste, atraindo turistas principalmente dos mercados europeu e sul-americano.

Disponibilidade de assentos

Em continuidade à projeção de fluxo turístico, a Setur analisou os dados de oferta de voos, um conjunto de dados distinto. Portanto, estas informações refletem a programação das companhias aéreas junto à ANAC.

No total, para o período da alta estação (Dez/2025 a Fev/2026), a oferta é a seguinte:

  • Total de Assentos Programados: 1.147.376. Um crescimento: 12,9% em comparação com o ano anterior.

  • Total de Pousos Programados: 6.138. Um crescimento: 5,7% em relação ao ano anterior.

Assim, a ampliação da malha aérea não apenas atende à demanda prevista, mas também a impulsiona, confirmando o trabalho estratégico mencionado pelo secretário.

Fortaleza concentra a maior parte da oferta, com 998.610 assentos (+12,6%) e 5.247 pousos (+7%). No interior, Juazeiro do Norte apresenta o maior crescimento proporcional, alcançando 99.490 assentos (+29,3%). Já Jericoacoara também registra expansão, chegando a 49.276 assentos (+5,7%). Fonte: governo estadual. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *