O governador Elmano de Freitas empossou 94 delegados da Polícia Civil do Ceará (PCCE) nesta sexta-feira.
A solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza, marcou também a aula inaugural dos aprovados no concurso de 2025. Além disso, os novos profissionais iniciam agora um curso de formação de 824 horas/aula ministrado pela Aesp.
A chegada do grupo representa um acréscimo de quase 20% no quadro atual de delegados do estado.
O governo estadual amplia significativamente a capacidade de investigação criminal e inteligência em todo o território cearense.
O evento reuniu o secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, e o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutierrez. Logo, as autoridades destacaram que os investimentos contínuos consolidam a instituição como uma das principais referências em segurança no país.
O efetivo total da corporação supera agora a marca de 4 mil homens e mulheres quando somados os investigadores. De fato, o estado já convocou mais de 5 mil profissionais de segurança desde 2023 para proteger a população.
O governo projeta a convocação de outros 750 oficiais investigadores ainda para o mês de maio.
Treinamento especializado e histórias de sucesso
O diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto, celebrou a dedicação dos candidatos para alcançar a aprovação no certame. Certamente, a grade do curso disponibiliza disciplinas práticas e teóricas em áreas modernas como o combate a crimes cibernéticos e organizações criminosas.
O treinamento abrange técnicas operacionais de armamento, tiro, gestão institucional e a defesa irrestrita dos direitos humanos. Nesse contexto, a preparação rigorosa capacita os delegados para exercerem suas funções com excelência nas delegacias do interior e da capital.
A nova turma assume o compromisso de reverter índices de violência de forma técnica.
A cerimônia de posse também revelou histórias marcantes de dedicação e realização de sonhos entre os novos policiais.
O sergipano Matheus Pereira celebrou a conquista após traçar a aprovação como objetivo de vida desde 2019. Embora tenha atuado por quatro anos na Polícia Civil do Paraná, a cearense Thaís Batista Midauar comemorou o retorno definitivo à sua terra natal.
Ambos os profissionais afirmaram que se sentem preparados e honrados para servir o povo cearense na nova jornada.
O Ceará fortalece sua política pública de segurança com a chegada de profissionais altamente qualificados.







