Em alusão ao 1º de Maio, federação participara de manifestações em Beberibe e Icapuí

0
4
Em Beberibe, os servidores organizaram uma caminhada pela cidade - Foto:Divulgação/Fetamce.
Em Beberibe, os servidores organizaram uma caminhada pela cidade - Foto:Divulgação/Fetamce.

Dirigentes da Fetamce participaram, na quarta-feira  (1º/5), de atos de rua em diferentes regiões do Ceará em alusão ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Em Fortaleza, a mobilização teve concentração em frente ao campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no Itaperi e percorreu as ruas do bairro Serrinha em direção à Praça da Cruz Grande.

Sob o tema “Por um Brasil mais Justo”, a Federação uniu-se a outras entidades como CUT Ceará, CTB, Intersindical, Coletivo Sindical e Popular Travessia e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Pautas como emprego decente, correção da tabela de Imposto de Renda, juros mais baixos, valorização do serviço e dos servidores e servidoras públicas, salário igual para trabalho igual e aposentadoria digna estiveram entre as principais reivindicações dos presentes.

“Somente com nossa presença e nossa voz forte podemos pressionar por melhores condições de trabalho, salários dignos e garantias sociais para todos os trabalhadores”, afirma Enedina Soares, presidenta da Fetamce.

Interior do Ceará

Em Beberibe, além de uma assembleia na sede do SINDSERV, os servidores organizaram uma caminhada pela cidade em protesto contra a retirada de direitos já conquistados.

Também houve mobilizações e caminhadas com participação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Ubajara e Ibiapina, em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Ambas contaram com a presença de Rosimar Pereira, presidenta do SINDSEPU Ubajara, e da secretária de Administração e Finanças da Fetamce, Nadja Carneiro, que representou a Federação e a CUT Ceará nos debates.

Em Icapuí, o presidente do SINDSERPUMI participou de um podcast com o tema “PL do custeio” ocasião em que elencou toda a luta construída através do Sindicato dos Servidores em torno do Instituto de Previdência dos Servidores de Icapuí- ICAPREV.

Em Quixadá, a presidenta do SINDSEP, Izaltina Gonzaga, e as diretoras Graça Costa e Neiva Esteves participaram de plenária unificada com trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade.

Em Crateús, dirigentes do SINDPROF participaram de missa e de ato político em uma ocupação do MST. Agora à noite, realizam aula na Praça da Igreja Matriz.

Em Reriutaba, a direção do SINDEPE celebrou dois anos de luta e resistência no município com um churrasco.

Em Ipueiras, dirigentes do SSPMI realizaram assembleia com filiados e sorteio de brindes.

Na terça-feira (30/4), sindicatos do Vale do Jaguaribe participaram de Ato Unificado em Defesa da Educação em Limoeiro do Norte. Com informações da Fetamce.